Internet das Coisas e o RH

A Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) é o conceito de conectar qualquer dispositivo à internet e aos outros dispositivos conectados.

É uma rede gigantesca de conexões entre coisas e pessoas, que coleta e compartilha dados sobre a forma como os aparelhos são usados e também sobre os ambientes em que estão.

Essa tecnologia é a mais recente na People Analytics, mas apresenta grande potencial, como os crachás eletrônicos sinalizam. A Humanyse foi pioneira no uso de crachás especializados que transmitem dados sobre as interações dos empregados [1, 2]. Ao longo do dia os crachás capturam todo tipo de informação sobre conversas formais e informais: sua duração; o tom de voz e gestos das pessoas envolvidas; quanto essas pessoas falam, ouvem e interrompem; o grau de empatia e extroversão que demonstram, etc. Cada crachá gera cerca de 100 pontos de dados por minuto.

As experiências com esses crachás ofereceram lições interessantes. Por exemplo, cerca de um terço do desempenho da equipe geralmente pode ser previsto apenas pelo número de trocas cara a cara entre os membros da equipe.

Referências

  1. Peck, Don. They’re Watching You at Work: What happens when Big Data meets Human Resources. The Atlantic Magazine. Dec. 2013. Disponível em https://www.theatlantic.com/magazine/archive/2013/12/theyre-watching-you-at-work/354681/. Acesso em 3 ago. 19.
  2. https://www.humanyze.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please leave these two fields as-is:

Protected by Invisible Defender. Showed 403 to 93.442 bad guys.