O autor, Andrew Grenville, da Maru/Matchbox – empresa de pesquisas de mercado baseada em Toronto, Canadá – é um profissional experiente. No livro, recém-lançado, ele enfatiza que a indústria de pesquisas, como conhecemos, está condenada. Mas, aponta direções e talvez a mais importante seja deixar de responder perguntas para se aprofundar nas questões que podem beneficiar o negócio oferecendo insights. Ele afirma que, para isso, os profissionais do segmento terão de mudar, tornando-se mais generalistas.
Entre os questionamentos que faz, destaco dois:
- Muitas pesquisas são feitas com amostras não representativas ou pouco confiáveis.
- Quando perguntamos à s pessoas o que é importante, obtemos respostas socialmente aceitáveis. O que não se consegue é que respondam o que realmente fazem e como realmente decidem. Recebemos informações enganosas porque as pessoas estão sempre prontas para dar respostas plausÃveis à s perguntas – mesmo que não saibam a resposta.
E aponta direções, como:
- Uma forma de simplificar as pesquisas é ter clareza sobre o quê se deseja saber. Parece óbvio, mas frequentemente não acontece.
- Usar escalas mais simples, como a binária, ao invés de escalas com muitas opções.
O conteúdo é enriquecido com muitas entrevistas de especialistas de grandes e conhecidas empresas, com bons argumentos, resultantes da vasta experiência profissional do autor.
Dica: Insight – um claro, profundo e algumas vezes repentino entendimento de um problema ou situação complicada. The Cambridge Dictionary.
O livro
Grenville, Andrew. The Insights Revolution: Questioning everything. Maru/Matchbox. DisponÃvel em https://www.theinsightsrevolution.com.