People Analytics é o nome aplicado ao uso de dados e ferramentas de análise para apoiar as decisões relacionadas à Gestão de Pessoas [1]. Ou, na nossa definição “People Analytics é a aplicação de técnicas de coleta, organização e análise de dados na área de recursos humanos para responder perguntas de interesse do negócioâ€.
Como lembra Jac Fitz-enz [2], um dos pioneiros na pesquisa sobre o uso da análise de dados em capital humano, mais do que a aplicação de um conjunto de ferramentas estatÃsticas, o HR Analytics é fundamentalmente um “modo de pensarâ€. Envolve a organização e a interpretação de dados para gerar o conhecimento de que a empresa precisa para gerir o capital humano e prosperar.
Em um futuro não muito distante, será impossÃvel tomar qualquer decisão de RH sem o uso da People Analytics. Segundo a Delloite [3], habilidades em analytics serão requisito fundamental para um efetivo Business Partner.
Em um estudo da Harvard Business Review Analytic Services [4], 67% dos CEOs disseram que tinham pelo menos um conjunto de indicadores de recursos humanos. Mas, somente 24 dos pesquisados (composta de lÃderes de negócios e RH de 168 empresas) disseram que o RH fornecia análises ligando seus indicadores aos indicadores do negócio.
No Brasil, 77% das organizações acreditam que o uso de análise de dados na gestão de pessoas é importante. Mas, o uso ainda é incipiente e mesmo o uso de indicadores ainda é limitado.
Referências:
- Wharton University of Pennsylvania. Notas do curso de People Analytics.
- Jac Fitz-enz. The New HR Analytics. 2010. EUA.
- http://www2.deloitte.com/content/dam/Deloitte/global/Documents/HumanCapital/gx-dup-global-human-capital-trends-2016.pdf
- How CEOs and CHROs Can Connect People to Business Strategy
Analytics não é mais uma “boa ideia†para os recursos humanos – agora é mandatória. Josh Bersin
Publicado em 17.07.18 e modificado em 4.06.20.