Desempenho é uma caracterÃstica dos processos em relação a algum aspecto como eficiência, eficácia, flexibilidade, custo ou outro. Dependendo do resultado obtido, e da expectativa existente, pode-se afirmar que o desempenho é bom ou ruim.
A medição do desempenho permite avaliar o progresso feito para alcançar resultados predeterminados (metas) ou para manter os resultados já obtidos (padrões).
Essa medição possibilita entender e melhorar os processos fÃsicos e sociais e se aplica nos diversos âmbitos (paÃs, empresa, equipamento, etc.). Por exemplo, o PIB avalia a riqueza gerada em um paÃs, enquanto o Fator de Utilização mede o aproveitamento de uma máquina.
Frequentemente a medição do desempenho é vista como uma ação burocrática ou feita apenas para colher dados para pesquisas, ignorando-se que é um instrumento poderoso para a gestão e melhoria dos processos.
Algumas razões para medir o desempenho:
- Saber se o processo está atendendo aos objetivos propostos.
- Obter melhores resultados pelo feedback que as medidas permitem e incentivam.
- Comunicar os resultados do processo para os diversos públicos.
- Prestar contas do processo sob nossa responsabilidade.
- Comparar o processo com outros que têm o mesmo objetivo, visando identificar práticas que levem aos melhores resultados (Benchmarking).
O desempenho “ótimo†é o mais adequado à situação especÃfica, levando em conta os recursos disponÃveis e a relação custo/benefÃcio das possÃveis melhorias.
Como você mede o desempenho dos processos sob tua responsabilidade?