É uma medida que permite quantificar um resultado ou aspecto de desempenho de um processo.
Indicador é uma ferramenta de gestão. Possivelmente, a mais básica e simples delas. Na verdade, além de seu uso independente, é parte essencial de muitas metodologias como o Balanced ScoreCard (BSC), o Seis Sigma e a Gestão á Vista, para citar algumas.
Os indicadores costumam ser associados ao controle, mas podem — e devem — ser usados também com outros propósitos, como:
- Comunicação
- Alinhamento da equipe
- Delegação etc.
A definição que poderíamos considerar “oficial” é dada pela Fundação Nacional da Qualidade: “Indicador é um dado numérico a que se atribui uma meta e que é trazido, periodicamente, à atenção dos gestores de uma organização”. Mas, os resultados de alguns indicadores são apresentados por meio de símbolos não numéricos. É o caso dos ratings financeiros e de algumas avaliações escolares, que são apresentados como um conjunto de letras e símbolos como BB- ou A+. Então, é melhor definir os indicadores como representações, numéricas ou não, que permitem quantificar e avaliar os processos e seus resultados.
Indicadores são representações, numéricas ou não, que permitem quantificar e avaliar os processos e seus resultados.
Um indicador de desempenho é definido a partir de variáveis ou parâmetros medidos. O benefício dos indicadores, como ferramenta de gestão, decorre de comunicarem mais sobre o desempenho de um processo do que qualquer medida individual usada em sua definição. Mostram o que, de outro modo, não seria visto.
Uma medida de desempenho é uma quantificação que fornece evidência objetiva do grau em que um resultado de desempenho está ocorrendo ao longo do tempo. — Stacey Barr
Post de abril/17, atualizado em fevereiro/24.