Meta é a tradução objetiva do resultado ou nÃvel de desempenho que pretendemos alcançar em um momento determinado.
Não é uma previsão ou projeção, mas um resultado que será alcançado apenas se houver algum esforço para mudar. Esse esforço geralmente é traduzido em um Plano de Ações.
Metas ajudam a
- Comunicar prioridades.
- Alinhar os esforços das pessoas.
- Planejar ações para melhoria.
Para que as metas exerçam seu poder são necessárias três condições:
- As pessoas têm de perceber que os novos resultados trarão algum benefÃcio para a organização, para a unidade ou para as pessoas.
- A melhoria pretendida deve ser prioritária em relação às inúmeras outras coisas que podem ou têm de ser feitas.
- Devem ser compatÃveis com o grau de autoridade ou de influência nos resultados pretendidos e com os recursos disponÃveis.
As metas são ferramentas especÃficas de determinada área da organização ou devem resultar do desdobramento de metas de nÃveis organizacionais mais altos, com as devidas adequações à realidade da área.