A importância da medição do desempenho dos processos é enfatizada pela máxima da qualidade total: “Se você não pode medir, você não pode gerenciarâ€. Graças a internet, não sabemos se quem disse isso foi Deming, Falconi, Einstein ou o Érico VerÃssimo. Mas, independentemente da origem, sabemos que é verdade. De fato, se o gestor de um sistema qualquer não é capaz de avaliar os efeitos das decisões tomadas, certamente não tem condições de administrá-lo.
Uma organização é um sistema que existe para entregar valor às partes interessadas. Portanto, toda medida deve ser feita com o propósito de permitir que a organização determine o sucesso ou não em atingir seus objetivos e cumprir a sua missão.
Há, porém, uma dificuldade. Qualquer área tem um número muito grande de indicadores que podem ser usados. Entender quais podem trazer efetiva contribuição à administração é uma das atividades mais importantes para estruturar o Sistema de informações para Gestão. E tudo começa por definir ou conhecer a estratégia da área, que depende – ou deveria depender – da estratégia da organização.
A medição do desempenho dos processos traz diversas vantagens, como:
- Melhora a comunicação
- Informa o nÃvel de performance
- Melhora o gerenciamento
- Permite comparações
- Propicia uma cultura de mudanças e promove a melhoria contÃnua dos processos.
- Mostra progressos
- Apoia o sistema de remuneração e incentivos para motivar o desempenho dos colaboradores.
- Ajuda nas negociações
Vale lembrar que nem todos os dados coletados pelas empresas se destinam à medida de desempenho ou à gestão. Muitos são usados para atender exigências legais, como os relativos aos acidentes e à movimentação de pessoal, e outros atendem à necessidade das decisões operacionais e análises relacionadas às melhorias ou à investigação de acidentes.