O simples fato da Rotatividade ter se reduzido em relação ao perÃodo anterior não significa melhoria. Afinal, não interessa apenas o número de empregados substituÃdos, mas também as caracterÃsticas dos empregados perdidos. Assim, para uma análise mais consistente e útil, além da Rotatividade Geral, é importante medir a Rotatividade nos grupos mais relevantes para a organização. Em uma empresa pode ser a equipe de vendas, em outra o time de P&D.
Para uma análise mais elaborada e útil, o cálculo também pode ser feito por área de trabalho ou nÃvel hierárquico. Por exemplo, no negócio de hospedagem, as taxas de rotatividade são cerca de 60% ao ano para funcionários de nÃvel operacional e cerca de 25% para cargos gerenciais [1].
1. Tracey, J. B., & Hinkin, T. R. (2006). The costs of employee turnover: When the devil is in the details [Electronic article]. Cornell Hospitality Report, 6(15), 6-13.
DisponÃvel em https://scholarship.sha.cornell.edu/cgi/viewcontent.cgi?referer=http://www.therail.media/stories/2016/3/17/hidden-costs-restaurant-staff-turnover&httpsredir=1&article=1148&context=chrpubs Acesso em 31.03.19.