Linha de Base (Baseline)

Desenho de gráfico em que uma mão desloca um dos resultados.

Não se pode buscar a melhoria sem sabermos qual resultado já temos. Isso é até mais importante do que saber aonde queremos chegar.

A Linha de Base (baseline) é o nível de desempenho médio de um processo ou sistema no momento inicial e serve de baliza para avaliar o ganho obtido. É a referência que permite quantificar a melhoria. Ou, de outro modo, é o resultado das medidas feitas antes de uma intervenção, permitindo comparar e avaliar o efeito das ações tomadas. Afinal, sem conhecer a situação inicial é difícil determinar o progresso alcançado.

Por que não se fala em ponto de partida, mas em linha de base?

Porque, devido às oscilações dos processos, é difícil determinar um único ponto representativo da realidade. A baseline deve ser fruto de no mínimo cinco medidas [1], para maior certeza de que não se trata de uma condição atípica decorrente de variações naturais ou um fenômeno aleatório.

A melhor maneira de determinar a linha de base é usar a Linha Central do Gráfico XmR do processo, que leva em conta os resultados de um período.

Exemplo de Gráfico XmR – A Linha de Base corresponde à Linha Central.

“Linha de base é um retrato da situação existente no momento inicial e que serve de referência para avaliar o progresso obtido”.

A determinação correta da baseline é particularmente importante nos casos em que o processo é irreversível, como o ganho de experiência de um grupo  profissional, por exemplo.

Atenção

  • Para determinar a linha de base de um indicador sujeito a sazonalidades, é importante dessazonalizar os dados.

Se a meta é o ponto de chegada, a “linha de base” (baseline) é a situação de partida. Não faz sentido desenvolver um plano de ações se não soubermos onde estamos e para onde queremos ir. — dlb

Referência

1. Stacey Barr. How to Set a KPI Baseline to Monitor Improvement. January 10, 2018.

Post240219 de novembro/20, atualizado em abr/24

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please leave these two fields as-is:

Protected by Invisible Defender. Showed 403 to 187.341 bad guys.