Ordem das questões em uma pesquisa

Imagem por Artjane em Pixabay.

As cédulas eleitorais em papel têm, necessariamente, que listar os candidatos em alguma ordem. É sabido que os candidatos se beneficiam de serem listados primeiro. Um estudo descobriu que um candidato cujo nome é listado primeiro ganha cerca de 3,5 pontos percentuais na votação [1].

O efeito é menor quando os candidatos são bem conhecidos, como nas eleições presidenciais, mas quando os candidatos têm pouco reconhecimento de nome ou pouca cobertura da mídia (como na maioria das eleições locais), o efeito pode ser ainda maior.

O  mesmo acontece nas pesquisas de satisfação realizadas junto aos clientes e aos colaboradores. Então, é preciso ter muito cuidado para evitar distorções. Se a ordem das questões no questionário da pesquisa pode alterar a conclusão que interessa ao cliente, ou aos usuários dos resultados, temos as seguintes alternativas:

A. Fazer a pesquisa com vários questionários, em que a ordem das perguntas é alterada. Em sistemas informatizados isso é fácil.

B. Tomar o cuidado de só analisar variações em relação a levantamentos anteriores, em que a ordem das questões era a mesma.

Referência:

1. Koppell, Jonathan G. S., and Jennifer A. Steen. The Effects of Ballot Position on Election Outcomes. Journal of Politics 66 (2004): 267-81. Citado em Thaler, Richard H. e Sunstein, Cass R. Nudge: Improving Decisions About Health, Wealth, and Happiness. Penguin Books. USA. 2009. p. 249.

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