Escrito por Tim Brown, CEO e presidente da IDEO – uma das mais inovadoras empresas do planeta – o livro conta o que é, para que serve e como implementar as práticas do Design Thinking nas organizações.
O próprio sumário é um bom resumo do livro e, como poderia se esperar do autor, ele inovou oferecendo também um sumário diferente – um mapa mental – facilitando identificar as relações entre as diferentes partes do texto.
O autor não se cansa de repetir que o Design Thinking consiste de três etapas: inspiração, ideação e implementação.
Mais inspiradora que técnica, a leitura repleta de cases e exemplos é perfeitamente adequada para lÃderes empresariais.
Algumas observações selecionadas do texto:
– O objetivo do design thinking é traduzir observações em insights e insights em produtos e serviços que irão melhorar vidas.
– O pensamento divergente cria opções e o convergente faz escolhas.
– O objetivo da prototipagem não é criar um modelo funcional.
– O tempo (prazo) para gerar o primeiro protótipo é uma boa medida da vitalidade de uma cultura de inovação.
– Usuários extremos – especialistas, aficionados, fanáticos – geralmente são a chave para ideias inspiradoras.
O livro
Brown, Tim. Change by design: how design thinking transforms organizations and inspires innovation. HarperCollins Publishers, New York, NY. USA. 1th ed. 2009. (Inglês)