
Algonquin Park – Ontário, Canadá – by Dórian
No processo de selecionar os indicadores, é importante escolher métricas que ofereçam uma compensação ou balanceamento, para evitar que o empenho em alcançar uma meta leve a outros resultados que não são desejados. Um exemplo é dado pela prática comum de medir o percentual de consultas solucionadas no primeiro contato, usado nos call centers [1]. Para se contrapor a esse indicador, que poderia levar a atendimentos exageradamente longos e caros, pode ser acompanhada também a métrica Duração dos Chamados. Esse último indicador pode servir de referência para balizar a meta do Percentual de Atendimento, visando buscar um equilÃbrio que atenda à expectativa dos clientes e à necessidade de eficácia da empresa.
Outro exemplo seria o departamento de transporte de uma empresa que, focado na medida da “Eficiência de utilização”, passa a esperar maiores volumes de mercadoria antes do envio de um caminhão (para melhor aproveitamento dos recursos) em prejuÃzo da medida “Percentual de entregas no prazoâ€, voltada para a satisfação dos clientes.
Referência: 1- http://www.performancemagazine.org/what-is-kpi-balancing/ em 17.01.17.