A técnica japonesa do HOSHIN que facilita as mudanças nas empresas.
A busca de resultados é um processo de mudança. De modo geral as empresas brasileiras têm pressa em mudar e isto leva à execução de grande número de modificações nos processos ao mesmo tempo, ignorando que a maior restrição está na capacidade das equipes de absorverem a nova cultura imposta pela mudança.
Os japoneses desenvolveram uma técnica – denominada HOSHIN – que concentra os esforços da organização para a realização de um ou dois objetivos críticos por ano. A evolução parece mais lenta, porém cada etapa é construída sobre uma base mais forte e sólida.
Um exemplo são as tentativas para implantar a Qualidade Total nas empresas e que no Brasil, de modo geral, não alcançaram os resultados desejados.
Uma aplicação Hoshin bem-sucedida, em uma grande empresa de mineração que tive oportunidade de visitar, obedeceu ao seguinte cronograma:
1º Ano – Conscientização
2º Ano – Programa 5S
- 3º Ano – Gerenciamento da rotina
- 4º Ano – Solução de problemas
- 5º Ano – Padronização
- 6º Ano – Gerenciamento pelas diretrizes
- 7º Ano – Garantia da qualidade
- 8º Ano – CCQ e certificação de fornecedores
- 9º Ano – Excelência empresarial
- 10º Ano – Excelência em segurança
Gerencie o plano, não a meta. – Vicente Falconi
Para refletir
Em tua empresa as mudanças são planejadas para que ocorram rapidamente ou em etapas, dando tempo para que as pessoas se adaptem e fiquem confortáveis com a nova condição?
P240417