A rotatividade deve ser adequada à estratégia da organização
Um estudo da Towers Watson concluiu que organizações com uma rotatividade intermediária (cerca de 15% ao ano) apresentam produtividade maior que as com resultados elevados (30 a 40%) ou muito baixos (cerca de 5%). Outro aspecto levantado pela pesquisa é que a questão principal não é a quantidade de rotatividade de pessoal, e sim, a qualidade desta rotatividade [1].
A rotatividade ideal é aquela em que a organização consegue reter seu pessoal bem qualiï¬cado e substituir aqueles que apresentam deï¬ciência no desempenho. A rigor, o valor ótimo dependerá da situação especÃï¬ca de cada organização e do mercado. Portanto, é importante entender que a rotatividade deve ser adequada à s peculiaridades do setor e à estratégia da organização. Logo, é esperado que a rotatividade ótima no varejo seja superior aquela de uma empresa de software, por exemplo.
Referência:
1. Watson Wyatt Insider. DisponÃvel em: http://www.watsonwyatt.com/us/pubs/insider/showarticle.asp?ArticleID=15304 Acesso em 12 set. 2011.