Qualidade dos dados. Isso é problema?

Qualidade dos Dados

A qualidade dos indicadores e sua capacidade de contribuir para a gestão têm muito a ver com os dados usados nos cálculos. Infelizmente, a experiência mostra que é comum que tais dados não sejam adequados. As principais razões são:

  • Erros na coleta, por falha de entendimento sobre o que se deseja.
  • Mudança na forma da coleta, para simplificar o processo ou até mesmo para “melhorar” os cálculos.
  • Dados originais colhidos sem cuidado ou responsabilidade, como muitas vezes é feito na apropriação de tempo das pessoas em que qualquer soma que resulte em 40 horas por semana parece aceitável.
  • Dados manipulados para melhorar os resultados ou esconder algum resultado ruim.
  • Erros na transcrição dos dados.
  • Falta de padronização na coleta.

O hábito de dar uma “melhorada” nos dados para que resultados ruins não cheguem aos superiores ou ao público é, infelizmente, bastante comum. Essa prática, delicadamente chamada de “massagear os dados”, leva à situações como a de Detroit, nos Estados Unidos, que recentemente foi acusada de camuflar a quantidade de assassinatos porque não queria ser conhecida como a “capital norteamericana dos homicídios”. Após análise, os críticos concluíram que Detroit adotava um critério diferente das demais grande cidades americanas para contar os assassinatos. Eles escaparam do rótulo, mas os funcionários foram atacados pela mídia [1].

Lee Schwartz, especialista em indicadores, conta um caso onde os produtos que não podiam ser entregues no prazo eram negociados com os clientes e se eles concordavam com a mudança de data, eram computadas como “Entregues no Prazo (“On Time Delivery“) [2].

Portanto, para uma gestão eficaz, os dados devem ser adequados, válidos e confiáveis.

Os indicadores em tua organização oferecem referência adequada para responder as perguntas associadas à gestão? Qual é o maior problema encontrado?

Referências:

  1. Is Your Data Cheating on You? Disponível em: www.domo.com/learn/executive-brief-is-your-data-cheating-on-you. Acesso em 10.10.16
  2. It’s All in the numbers – KPI Best Practices. Disponível em: www.industryweek.com/kpi-best-practices. Acesso em 19.03.17.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please leave these two fields as-is:

Protected by Invisible Defender. Showed 403 to 183.791 bad guys.