Redação das metas

A forma como a meta é apresentada é importante. Afinal, ela tem o objetivo de comunicar, estimular e direcionar. E, para comunicar bem, é essencial o uso da linguagem correta.

A própria definição de meta exige que ela esclareça dois pontos:

• O que queremos (quantificação objetiva do resultado desejado).

• Quando queremos (momento em que o resultado pretendido deve ser alcançado).

Meta é a tradução objetiva do resultado ou nível de desempenho que desejamos alcançar em um futuro determinado.

Mas, geralmente, há vários modos de dizer a mesma coisa.

Compare duas formas de escrever a mesma meta:

1ª — Reduzir as horas paradas do moedor por falta de matéria-prima em 50% em 2026.

2ª — Reduzir as horas paradas do moedor por falta de matéria-prima, de 32 h/mês em dezembro de 2025 para 16 h/mês em dezembro de 2026.

Qual alternativa é mais clara para a equipe envolvida com o dia a dia da operação do equipamento e que será responsável por atingir a meta?

Qual será melhor para o gestor acompanhar os resultados e “sentir” o progresso alcançado?

POST251126 de set/18 atualizado em nov/25

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please leave these two fields as-is:

Protected by Invisible Defender. Showed 403 to 187.580 bad guys.