
A forma como a meta é apresentada é importante. Afinal, ela tem o objetivo de comunicar, estimular e direcionar. E, para comunicar bem, é essencial o uso da linguagem correta.
A própria definição de meta exige que ela esclareça dois pontos:
• O que queremos (quantificação objetiva do resultado desejado).
• Quando queremos (momento em que o resultado pretendido deve ser alcançado).
Meta é a tradução objetiva do resultado ou nível de desempenho que desejamos alcançar em um futuro determinado.
Mas, geralmente, há vários modos de dizer a mesma coisa.
Compare duas formas de escrever a mesma meta:
1ª — Reduzir as horas paradas do moedor por falta de matéria-prima em 50% em 2026.
2ª — Reduzir as horas paradas do moedor por falta de matéria-prima, de 32 h/mês em dezembro de 2025 para 16 h/mês em dezembro de 2026.
Qual alternativa é mais clara para a equipe envolvida com o dia a dia da operação do equipamento e que será responsável por atingir a meta?
Qual será melhor para o gestor acompanhar os resultados e “sentir” o progresso alcançado?
POST251126 de set/18 atualizado em nov/25